Top 5 Sites Culturais – Dicas recheadas de cultura e arte

top five

O que você sente quando encontra um lugar legal recheado de um pouco de tudo o que você gosta? E quando isso acontece na internet? No meio de tanta informação, encontrar sites com conteúdo variado e de qualidade é mesmo um achado. Eu gosto de taaaantos temas que adoro quando descubro sites culturais que trazem informações sobre várias das minhas paixões ao mesmo tempo.

Por isso, neste post selecionei alguns sites que abordam várias frentes culturais e tratam de assuntos como Literatura, Moda, Gastronomia, Cinema, Música, viagens e Artes em geral e criei um Top List. Nos portais escolhidos, vamos encontrar algo bem diferente dos assuntos práticos da vida, dos quais somos obrigados a conhecer, seja pelo nosso trabalho ou por qualquer outra condição cotidiana. Lá, iremos nos deparar com temas que perseguimos porque nos entusiasmam e por isso investimos neles grande parte de nosso tempo livre (Pensando bem, não só o tempo livre, pois muitas pessoas amam tanto algum ou alguns desses “objetos de ócio” que acabam por fazer deles seu meio de ganhar a vida – Felizardos batalhadores!).

Vamos à lista!

Top 5 – Ranking de Sites Culturais!

1# OBVIUS MAGAZINE 

Obvious

O primeiro site que apresento é o da Obvious Magazine. A Obvious se define como um espaço para falar daquilo que aparentemente (leia bem, aparentemente!) não tem importância, sobre de tudo o que gostamos de conhecer, sobre cultura.

O site é muito bonito, tem uma interface convidativa com o conteúdo dividido em várias das categorias que mencionei acima. As postagens são bem desenvolvidas, com riqueza de conteúdo, boas técnicas de escrita e imagens de qualidade. Muitos textos fazem análises aprofundadas sobre um tema, outros são bem reflexivos e, por isso, mais gostosos ainda de ler. Ainda há espaço para interatividade dos leitores através de participação como colaborador ou envio de trabalhos de arte e design para serem exibidos no site! Vale muito a pena acompanhar este site!

#2 CULTURE-SE Culture-se

 o segundo site da lista é o Culture-se,  um site voltado para todas as manifestações do mundo cultural. Realmente, a quantidade de categorias que o site possui é vasta e como o próprio portal se define, ele dedica-se integralmente à complexa tarefa de traduzir a arte em todas as suas vertentes e ramificações.

No Culture-se é possível encontrar textos críticos, resenhas, análises de obras e artistas, informações sobre eventos, novidades cult. Dois editoriais bem legais são o Mixtape, que divulga mensalmente listas de músicas com hits compilados de acordo com um tema determinado pelo editor, e o Pensata, onde são postados textos mais pessoais e opinativos dos colaboradores do site.

#3 CATRACA LIVRECatraca Livre

 Este site é um pouco diferente dos outros desta lista. No Catraca Livre, o foco principal também é cultura, mas todas as ações culturais divulgadas são gratuitas. O site é fruto de um projeto jornalístico que visa ajudar as cidades a serem mais educadas, acolhedoras e criativas e por isso o Catraca Livre apoia projetos e atividades que inovem e inspirem as pessoas e as torne cidadãos melhores. Lá é possível encontrar também categorias como Dicas digitais, Urbanidades e Inovação em Arquitetura, Arte, Design, ideias e invenções. Um diferencial do Catraca Livre é o fato deste espaço virtual conter guias culturais gratuitos de várias cidades (Cadê Maceió lá gente? Vamos colaborar para ela entrar na Agenda do Catraca Livre!)

 

#4 COLHERADA CULTURAL Colherada Cultural

 O quarto site que indico é o Colherada Cultural, organizado pela agência de conteúdo Ávidas. O site também tem um layout muito agradável e apresenta rico conteúdo com reportagens e entrevistas sobre tudo que estiver relacionado com arte e cultura. Os posts são convidativos, atuais e prendem a atenção do leitor.

O Colherada Cultural possui ainda um espaço exclusivo para falar sobre roteiros e dicas de viagem. Muito legal!

 #5 IRADEXIradex

 Para fechar o nosso Top 5, e agradar o público nerd, selecionei o Iradex, organizado pelo Raphael Santos (o PH lá do Rapaduracast, que será mencionado em breve um post só sobre podcasts!) e voltado para a Cultura Pop. É um pouco mais específico do que os outros sites da lista por abordar as manifestações artísticas contemporâneas que possuem ampla divulgação nos meios de comunicação, principalmente a internet, e que por isso atingem uma grande quantidade de público. O Iradex tem o formato de blog e trata de Cinema, Literatura, Games, Quadrinhos e TV de um jeito bem descolado e divertido, como todo nerd gosta!

 

É isso aí, pessoal! Esse foi o Top 5 do VanineTips! Você já conhecia os sites sugeridos? Tem mais algum site cultural legal para adicionar ao nosso ranking? Comente e compartilhe suas dicas!

 

Leave a Reply

Your email address will not be published.Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

4 comments on “Top 5 Sites Culturais – Dicas recheadas de cultura e arte

  1. Allan Vianna says:

    Poxa vida Vanine estas de parabéns pelo site. Não sabia dessa sua veia literária, adorei as indicações de sites culturais. Abraço.

  2. Vanine Borges. Parabéns pela lista de sites recomendados. Dos sites que você recomendou, três deles já havia visitado e leio para obtenção de muitas informações culturais. Agradeço as informações e gostaria de apresentá-la o Portal Cultura Amazônica: http://www.culturaamazonica.com.br, que abrange a Amazônia Legal, cuja finalidade e fomentar a cultura em seus diversos segmentos. Visite!!!
    Grande abraço!!!

    • Vanine Vanine says:

      Obrigada pelo comentário e pela dica Yghor! Visitei o Portal Cultura Amazônica e achei muito completo! Parabéns!