Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Oi Pessoal!

A dica de hoje é sobre o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro – MAM-RJ!

Situado no Parque do Flamengo o MAM é um importante exemplar da Arquitetura Moderna brasileira e foi projetado pelo arquiteto Afonso Eduardo Reidy.

Totalmente integrado à paisagem local, a obra é circundada por jardins de autoria de Roberto Burle Marx.

Com forte influência da corrente Brutalista, a edificação é executada em concreto aparente e destaca-se pelos pórticos em forma de “V”, sistema estrutural que permite vencer grandes vãos – e fator essencial para a configuração de áreas para exposições artísticas.

p8130214

No hall acesso às exposições, o que sobressai é a belíssima escada semi-circular com apenas uma viga central de apoio.

A exposição que mais gostei de visitar foi a de Louise Bourgeois – O retorno do desejo proibido. Esta artista da contemporaneidade tem sua obra marcada por forte influência da Psicanálise. Ela explora os desejos humanos e aborda temas como os traumas da infância, a materninade, a sexualidade e o corpo feminino. O conjunto de obras exposto é muito curioso e instigante.

Um frase de Bourgeois que traduz bem a sua obra e está na exposição no conjunto de  escritos é: ” A arte é a garantia de sanidade”. 

Pois é… Se a pergunta é o que fazer com a loucura presente em cada um de nós, nada mais humano do que a “cura” através da expressão artística.

A exposição permanece aberta ao público até o da 13 de novembro.

Quem for ao Rio, não pode deixar de visitar o MAM, garanto que será um passeio cultural enriquecedor!

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Abaixo seguem os links do MAM e de uma reportagem da Folha sobre a exposição de Bourgeois:

MAM RIO

Exposição mostra como psicanálise transformou Louise Bourgeois

 

É isso aí gente! Até o próximo post!

Leave a Reply

Your email address will not be published.Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

4 comments on “Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro

  1. DOM AMARAL says:

    Intão… Interessante essa discussão. Conhecer as fronteiras entre a razão e a loucura. De acordo com o Alienista, são loucos aqueles que apresentarem um comportamento anormal de acordo com o conhecimento da maioria."A razão é o perfeito equilíbrio de todas as faculdades, fora daí, insânia, insânia e só insânia."Continuem comentando este comentário… É interessante. Tenho mais a dizer…

  2. DOM AMARAL says:

    DOM AMARALMeio Louco… Meio São

  3. Em uma entrevista sobre Nise da Silveira, escutei uma de suas frases que dizia assim: "Gente curada demais é gente chata"! Acho que todos precisam de um pouco de loucura para criar e viver! =D